A CIDADE DE SANTOS E SEU POTRO
Na semana passada estive em Santos, no litoral paulista para pesquisar um pouco sobre a história da cidade, o resultado da pesquisa é o que se segue.

Fundada Por Martin Afonso, um homem que chegou por aqui em 1502, juntamente com Américo Vespúcio. Muito de sua vida não se sabe, até que se tornou o maior traficante de escravos da época. Suas terras se estendiam de São Vicente à Santa Catarina.
Alonso de Santa Cruz, um viajante que estava a serviço da Espanha procurando o Rio da Prata fez a seguinte declaração em seu diário na ocasião de sua passagem por São Vicente: “Um lugarejo que, além das “coisas da terra” (galinha, porcos, hortaliças), contava com dez ou doze casas, uma delas feita de pedra, coberta de telhas ostentando uma torre para defesa contra índios”. Com esta descrição fica mais fácil nossa mente imaginar como era São Vicente em seu começo.
Martin Afonso, como disse acima, era dono de uma extensão muito grande de terras, ele possuía uma “Capitânia Hereditária”, e foi ele que, em 1932, fez a primeira distribuição de Sesmaria no Brasil. Sesmaria foi um instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção. Quando chegou a São Vicente, percebeu que havia alguns brancos vivendo entre os índios, provavelmente deixados para traz em outras expedições, e visando a possibilidade de explorar o trabalho de tantos indígenas que ali se encontravam sem criar atrito com estes homens, ele distribuiu entre eles as sesmarias. Fez isso para ganhar a confiança desses homens que já estavam lá. Braz Cubas era um desses homens, para ele coube as terras que hoje é a Cidade de Santos.

O PORTO DE SANTOS
O Porto que hoje se tronou o maior complexo do gênero da América Latina, O Porto de Santos, antes era conhecido como “Porto dos Escravos”, por aí era contrabandeado a maioria dos escravos do país.
No início eram apenas alguns trapiches, mas perto do pequeno ancoradouro, ruas iam crescendo a esmo e assim foi até que santos continuou crescendo vertiginosamente, suplantado São Vicente.
Np ano de 1867, a companhia São Paulo Railway entrou com o trem na região. Esse foi mais um evento responsável pelo crescimento da cidade de Santos. O trem era item fundamental para o desenvolvimento do porto e da cidade, pois escoava as mercadorias que vinham do porto.

Obs: Informações tiradas do livro “Santos na formação do Brasil – 500 anos de história, de Maria Valéria Barbosa, Nelson Santos Dias e Rita Martins iqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário